quinta-feira, 9 de junho de 2016

bonés há muitos, seu palerma

Esta semana, uma colega minha aqui do trabalho, deu-me a ideia de fazer farófias de "dieta", para desenjoar das claras de ovo mexidas que como diariamente. Normalmente, como 500 gramas por dia deste "petisco", e pensei fazer o mesmo com as farófias. Ou seja, iria fazer 500 gramas de farófias. Uau. Seria um feito. Ou não, porque tudo me pareceu demasiado simples. 

Nunca tinha feito farófias na minha vida, é certo, mas também não era uma coisa do outro mundo, tendo em conta a receita que li. Contudo, não fazia a mais pálida ideia que não podemos utilizar muitas claras para bater (até porque estou habituado a "bater" outras coisas) e resolvi (porque eu tenho sempre ideias brilhantes) utilizar a batedeira para bater 1 litro de claras. Iria fazer farófias para todos os dias da semana.

É claro que um litro de claras são sensivelmente 30 claras (e a receita menciona apenas 4), e é claro também, que quando comecei a fazer bater as claras, para ficarem em "castelo" aquela porcaria nunca mais se desenvolvia. Estive mais de 1 hora a segurar a batedeira e aquilo não tinha forma de crescer. Nesta fase, estava já a D-E-S-E-S-P-E-R-A-R!

Quando F-I-N-A-L-M-E-N-T-E aquilo começou a crescer um bocadinho, apercebi-me que a tigela não chegava e fui buscar uma maior. Passados uns minutos (largos) percebi que aquele recipiente também não chegava e fui buscar um tacho industrial que tenho em casa. Por momentos, imaginei-me numa festa da "espuma" de claras porque aquilo, se crescesse, dariam claras em castelo até ao teto. 

Ora, ora, meus amigos, a verdade, é que em quase duas horas não consegui bater o "tal" litro de claras de forma a ficar em "castelo". Aliás, nem metade. Foi nesta altura que fui reler a receita e percebi que para as tais 4 claras, eu resolvi fazer 30! Mania das grandezas é o que é. Ponderei deitar tudo para o lixo, ou então, colocar apenas uma quantidade pequena numa tigela e ver se a "coisa" se dava. Fiz esta última parte e deu-se. Consegui fazer algumas farófias, mas não fiz todas as que queria e deitei o resto para o lixo. 

Resultado: fiquei com uma dor no bicep do caraças, não fiz 500 gramas de farófias e nunca mais volto a repetir a brincadeira na vida. 


Nota mental: Não nasci para ser cozinheiro. 

8 comentários:

  1. Querido diário, várias cenas:

    Se comes só claras compra claras em pacotes tipo de leite, encontras no El Corte Inglês de litro ou no celeiro.

    Para bateres um litro de claras que devem ser acima de um quilo, isso é altamente difícil à mão e acredito que muitas batedeiras não tenham potência.

    Coloca umas gotas de limão nas claras antes de começar a bater.

    ResponderEliminar
  2. Por estas e outras nunca me aventura no ramo da culinária ... rs ...

    Tb prefiro bater outras "claras" rs

    ResponderEliminar
  3. Há cozinhas e cuzinhas ahaahahhahahahahhahahahahahah

    ResponderEliminar
  4. Iria dizer aquilo que dizes na última linha do post :P

    ResponderEliminar
  5. HELLO MY FRIENDS KKKKKK EU SOU O NENE DO CANAL COÇANDO E ESTOU COM MEU VIDEO RECENTE https://www.youtube.com/watch?v=G6XySpePdh8 ESPERO QUE CURTAM E SE INSCREVAM NO CANAL

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe faz umas bem boas, eu não ajudo, só como mas tenho que aprender a fazer.

    Tens que tentar + vezes para ficares um expert :-p

    ResponderEliminar
  7. Nao es tu que gostas de ter brações grandes? Ai tens uma alternativa ao ginásio ahahah

    ResponderEliminar
  8. Não desistas Namorado até porque existe um doce magnifico chamado "Pinha Dourada"... já experimentaste ?

    Ah e claras em pacotes existem em todo o lado , inclusive em qualquer hipermercado. Fica a dica ... :)

    ResponderEliminar

Este blogue não é uma democracia e eu sou um ditador'zinho... pelo que não garanto que o comentário seja publicado. Mas quem não arrisca...