E depois de ler tudo, digam lá que não é inspirador! Ah e não "traduzi" as respostas do Paulo. É tudo português.
Bom domingo!
Namorado à Segunda-Feira: Este é o início da semana. Para iniciar esta “conversa” pergunto: quem é o Paulo Roberto Figueiredo Braccini?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Bratz Elian em BlogsVille – é um “jovem” Senhor de 64 anos, caminhando para os 65. Sou de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais - Brasil. Formado em Medicina Veterinária, profissão que me ajudou a ganhar o pão de cada dia. Também graduado também em Filosofia, no caso, por amar este segmento do conhecimento. Um cara simples, descomplicado no possível, em relação estável homoafetiva com Wanderley Elian desde 26/09/1974 e homologada legalmente em 30/03/2012.
Em BlogsVille desde 19/07/2007, onde busquei e busco, conectar-me com pessoas interessantes. Várias pessoas conheci, umas se perderam no tempo, outras persistem, umas virtualmente outras adentraram meu mundo real. Foram e continuam sendo vivências fantásticas. Hoje, meus melhores amigos foram descobertos e conquistados em BlogsVille.
Meus gurus de vida são Friedrich Nietzsche e Jean Paul Sartre. Dirão, como pode isto? Respondo: Busco uma síntese dos dois.
Creio que isto me define bem:
“O gosto de minha morte na boca deu-me perspetiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo. ”
“Sou mais versão do que fato, bem mais talvez que decerto; indecifrável retrato, num álbum jamais aberto. Nunca fui Sol, só deserto. Só fui supérfluo e aparato. Trago um discurso barato onde me finjo liberto. Solenemente abstrato, sou bem mais longe que perto. ”
Motivo de orgulho: Viver!
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado à Terça-Feira: O Paulo conheceu o seu companheiro /namorado /marido /príncipe encantado (riscar o que não interessa rs) numa sessão espírita. Quem encarnou quem (rsrs)? Quem abordou quem? Quem se revelou mais difícil?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Sim! Conheci o Elian, meu companheiro, namorado, marido, príncipe encantado, em um centro espírita, em Maio de 1974, quando eu e ele vivíamos um momento extremamente difícil com a saúde de nossos pais. Eu cheguei por lá, levado por uma tia, sentei-me e, logo depois ele chegou e sentou-se ao meu lado. Aí tudo começou. Tornamo-nos amigos de imediato. Ele se apaixonou rapidamente e eu um pouco mais comedido e na minha. Aos poucos ele foi me ganhando e, em 26 de Setembro do mesmo ano, eu o pedi em namoro.
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado à Quarta_Feira: O Brasil foi descoberto numa quarta-feira, a 22 de abril de 1500. Durante muito tempo sempre existiu uma celeuma entre o país colónia e o país colonizador, ou seja, parece que havia (ou há) uma síndrome de inferioridade por parte de um lado e de indiferença por parte de outro. Sinceramente, nos dias que correm, isto faz sentido ainda?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Que interessante, não sabia que o 22 de abril de 1500 coincidiu de ser uma Quarta-Feira. Creio que já viramos a página desta dualidade que, com certeza, esteve presente e marcou a história de Portugal e Brasil. Se não viramos, já deveríamos ter virado. De minha parte sim. Tive a oportunidade de viajar e visitar alguns países e deixo aqui o meu registro: Se amei Nova York, Paris e Buenos Aires, definitivamente encantei-me por Lisboa e sua gente. Portugal é um país que, com certeza está na lista de minhas prioridades de volta para um conhecimento mais profundo de sua história, sua cultura, seu povo. Dos países que conheci na Europa, em que pese toda a fama do Italianos [olhe que sou neto de Italiano], os homens Portugueses são os mais “giros”, os mais belos, os mais gostosos, os mais tesudos [rs].
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado à Quinta-feira: O Brasil é conhecido mundialmente pelas telenovelas, pelo carnaval, samba e futebol. A ideia de se tinha do país é que sempre foi pouco conservador, contudo, foi (e é por vezes) um escândalo sempre que dois homens ou duas mulheres dão um beijo na boca na televisão nacional. É motivo para tanto?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: O Brasileiro meu caro amigo, é um povo extremamente conservador. Ele se extravasa no carnaval quando, chega mesmo a perder a compostura. Mas no dia a dia, em seus valores, é muito “careta”. Digo mais, ele é meio “hipócrita”. Assiste com naturalidade a todas as permissividades exploradas pela mídia, mas não aprova, em sua vida mais íntima, estas permissividades. Hoje, com a proliferação das seitas Evangélicas, a coisa vem piorando e muito. Um registro: Sou um brasileiro atípico, pois não gosto de futebol, não gosto de novelas mas amo o carnaval bem permissivo. [rs]. Definitivamente não sou puritano e muito menos hipócrita.
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado à Sexta-Feira: O que faz o Paulo numa sexta-feira à noite?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Normalmente fico em casa com meu “príncipe” Elian. Neste dia, normalmente jantamos de forma diferenciada e mais elegante, mas em intimidade. Registro que o Elian é uma verdadeira “Tia Anastácia”. Ótimo em forno e fogão.
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado ao Sábado: Se pudesse mudar algo na vida, o que seria?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Eu luto pelo fim do que creio ser o maior de todos os defeitos dos homens: a HIPOCRISIA. Se fossemos menos hipócritas, com certeza, a maioria dos problemas que afligem nossas vidas não existiriam.
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Namorado ao Domingo: Muitos sabem que o Paulo tem uma relação estável há vários anos. Qual é o segredo? Nunca pensaram os dois terminar o relacionamento? Como foi lidar com as dificuldades? E a família? Como é a vossa relação no universo familiar de ambos?
Paulo Roberto Figueiredo Braccini: Qual o segredo da felicidade? Se isto tivesse receita não existiria a infelicidade. O que sempre buscamos ao longo destes mais de 40 anos de relação, foi encarar tudo como um projeto a ser construído e reconstruído dia a dia. Não é fácil com certeza. Problemas e dificuldades tivemos, temos e teremos sempre, mas nada que, com o companheirismo, a cumplicidade, a determinação, a lucidez não possa equacionar e superar. Temos clareza que o Bratz é um EU com sua vida, suas carências, sua história e que, o Elian é outro EU com as suas peculiaridades também. Nada deve ser anulado, negligenciado ou sublimado neste contexto. O que cabe para a construção do NÓS é, dentro desta dualidade de seres, projetar uma vida a dois onde caiba estes três elementos: o EU Bratz, o EU Elian e o NÓS Bratz&Elian.
Fonte: Paulo Roberto Figueiredo Braccini
Blogger: http://paulobraccini-filosofo.blogspot.pt/
É bom o afeto atravessar vidas.
ResponderEliminarBeijo
Pérola, somos todos iguais. Embora ainda exista quem pense que não.
EliminarBjs
Então Pérola ... na vida, qdo queremos e perseveramos tudo é possível ...Obrigado pelo carinho.
EliminarGostei muito das fotos :-D
ResponderEliminarSão tão fofos, não são?
EliminarObrigado Koractius ... mas convenhamos ... os modelos ajudam né? kkkkkkkkk
EliminarBeijão
Uma história que nos permite sonhar que a vida entre dois homens pode ser tão duradoura quanto a de um hetero :)
ResponderEliminarÉ bom ver que o amor existe
Abraço ao Entrevistador e entrevistado
Francisco não existem gays, nem heteros, nem bis. Existem amor :) E era só isso que deveria de interessar.
EliminarAbração
Francisco, não me canso de repetir ... aprendi com a vida ... viver e a arte de acreditar, de perseverar e de lutar ...
EliminarObrigado
Beijão
Uma "entrevista" - sei que não gostas muito deste termo, mas tens bastante jeito - deliciosa! :) O Paulo denota ser uma pessoa muito sábia e positiva e esses são os aspectos que mais se realçam ao longo do texto. :) Gostei muito!!!
ResponderEliminarE parece tão simples, não parece Sam?
EliminarSem dúvida! E, no entanto, já celebram 40 anos de união, companheirismo e cumplicidade, o que, para mim, sempre soou a utopia. O Paulo mostra precisamente o contrário! :) Saio um pouco mais sábia daqui também! :)
EliminarSAM, você é uma graça, aprendi a admirar-te aqui por BlogsVille. Sua sagacidade e seu humor são fantásticos ...
EliminarObrigado
Beijão
Obrigado, Paulinho! :) És um amor pá! :D
EliminarDe facto, percebe-se que o Paulo pode (e deve) ser uma inspiração para todos. Quando se fala que um relacionamento de 7 anos é um exemplo, porque em "anos gays", é muito tempo, acho que a vida do Paulo e do seu marido, mostram que não precisamos de "anos gay" para nada. Precisamos é de vontade em querer construir uma vida.
ResponderEliminarPara vc meu caro, dizer o que? As palavras nunca farão justiça ... OBRIGADO!
EliminarBeijão
É por causa de histórias dessas que a esperança é a última a morrer. O tema "amor" é complicado para mim, e saber de história com tanto é apenas mais uma prova de que posso não o ter para mim, mas ainda bem que há quem o tenha. E para mais, o tempo é um marco, quanto mais numa relação a dois. É mais que isso eu sei, mas os muitos anos de cumplicidade certamente que é a união de muito amor e carinho.
ResponderEliminarBonita história, excelente entrevista e é termos inspirações para a nossa vida. Tomara muitos viver a vida de uma forma tão cheia.
(não conheço o blog do Paulo Braccini, tenho que ir espreitar...e Namorado quando tenho tempo vou sempre procurar novos "oceanos" é que os nossos espaços completam-se, e de uma forma ou de outra, as partilhas, sejam elas sérias ou engraçadas fazem parte de um todo).
Limite é ou não é uma bela história? Eu achei. Muito bonita.
EliminarMuito obrigado meu caro amigo. A vida é como um Oceano e vc bem diz "no limite do oceano ... ou seja ... quase o infinito ...
EliminarObrigado pela presença lá. Já indo visitar o seu espaço tb ...
Beijão
Namorado sem dúvida que é uma bela história, mas não é ficção, é real. A forma como se conheceram é uma das partes que mais gostei, vem ao encontro do que julgo (de forma bem utópica, diria eu, como sabes tenho muitas dificuldades em acreditar nele, no amor) ser o verdadeiro amor, não procura-se, por alguma razão encontra-se na sua forma mais genuína.
EliminarPaulo e na verdade a vida é um Oceano, não tem começo nem fim, nem todos deixam marcas enquanto se vive, mas marcamos quem vive connosco. :-)
Vc tocou no ponto crucial ... ENCONTRA-SE ... isto foi perfeito ... anotei a expressão ... muito sábia ...
EliminarSuper feliz e emocionado de poder ter compartilhado com seus amigos e leitores um pouco de mim ... Penso que a vida é algo muito simples de ser vivida, é só descomplicar nossas atitudes, nosso pensar, nosso agir. Acreditar, lutar e perseverar naquilo que, efetivamente acreditamos.
ResponderEliminarObrigado a você e a todos os amigos que por aqui passam pelo carinho.
Beijo grande a todos.
Obrigado pela partilha Paulo!
EliminarImagina! :-p
EliminarEstupendo garotão!!!! Maravilha a forma de sua abordagem e questionamentos....
ResponderEliminarSempre esqueço que o Bratz é veterinário... Quando pintar dúvidas referente ao meu novo filho, já sei onde recorrer rs...
A data de namoro, eu não esqueço, por seu meu níver ....
Este fato de quem encarnou em quem, foi ótima hahahahaah
Enfim, é sempre bacana saber um pouco mais da intimidade, vida, forma de pensar/ agir das pessoas que mesmo distantes, se tornam próximas ao compartilhar sua vida na blogosfera.
Ah, lembrei, cacete! Eu tinha uma pergunta pra fazer ao Bratz, já que ele deu liberdade pra fazer....rs
Em algum momento de sua vida, já pensou em ter filhos? Atualmente está se tornando mais fácil um casal gay adotar uma criança, isto lhe instigou a pensar nesta hipótese?
Abraços garotos!!!!!!
Ro! Este é amigo de muito tempo. quase do início. pena q ainda continuamos no virtual ... mas ainda me aventuro a ir à sua terra em uma de minhas idas a SP.
EliminarObrigado pelo carinho de sempre.
Vc, já há algum tempo, é testemunha do q seja uma relação a ser construída.
Sua questão: Sinceramente, nunca pensei em ter filhos. Isto eu acho extremamente complicado. Não é simplesmente tê-los, é criá-los. Isto vale para nós, assim como para os héteros.
Hoje, não tenho mais idade para uma aventura deste tamanho.
Beijão
Ro pergunta pertinente e com resposta à altura!
EliminarGostei bastante. A história do Paulo é deveras inspiradora. E as perguntas foram ao encontro do que é expectável. Ficámos a conhecer mais.
ResponderEliminarJá acompanhava o espaço do Paulo, aliás, de sempre procurei interagir com bloggers de outros países.
Mark é verdade :) Também já acompanhava o Paulo, mas ainda não tinha apanhado alguns pormenores :)
EliminarOs dois amigos já os conheço de algum tempo ... já tricotamos muito ... rs
EliminarUm luxo além mar!!!
ResponderEliminarMesmo José.
EliminarMais poderoso que Dona Inês de Castro ... rs
EliminarNossa... muitas vezes a fórmula de entrevista pode parecer "batida", ou gasta, mas é nessas horas que além de conhecer um pouco mais do entrevistado, temos a chance de ver outras abordagens! Adorei a forma como conduziu a entrevista e as perguntas feitas... ficou muito legal mesmo!!!
ResponderEliminarBratz é um muso inspirador de Blogsville, aquele guru que é muito acompanhá-lo e ouvi-lo!!!
E concordo com ele quanto aos homens portugueses (eheheheh), meu passado me condena, mas também tenho um carinho muito grande por Portugal! Em breve espero "aterrar" por ai...
Abração
Vc está corretíssimo Latinha ... o Namorado primou pela criatividade em suas perguntas, abordando temas às vezes conhecidos mas de uma forma totalmente diferenciada .
EliminarObrigado pelo carinho ...Beijão
Latinha para mim foi uma grande surpresa as respostas e a pessoa em si! Que exemplo!
EliminarBratz... que delícia de papo! Tanto tempo que te conheço e nunca soube que tu se formou em medicina veterinária. Para mim sempre foi filósofo.
ResponderEliminarBeijocas. Parabéns ao blogueiro pelas perguntas!
Então Patrícia, sempre temos algo mais para as pessoas conhecerem ... na verdade a minha vida profissional foi feita com a Veterinária. A Filosofia entrou pelo prazer.
EliminarBeijão
Sou suspeita para falar do Paulo... adoro, adoro!!! Quando o conheci no virtual, fiquei maluca..e dai para o real foi só um pulo..
ResponderEliminarPaulo é tudo de bom e Elianzinho, "um must"!!! Viajei com eles e a primeira foto mostrada aqui, fui eu quem tirou... os dois super-charmosos num barzinho.
Aprendo com eles a cada dia e mais e mais me admiro da simplicidade, lealdade e gentileza de cada um deles. Caso ele volte a "terrinha", não perca a oportunidade, conheça-os.
Foi bom conhecer seu blog... voltarei.
Abraços pra voce e para o Paulo, e claro, beijos para o Elianzinho....kkkk
Obrigado pelo carinho Margot. Vc é e sempre será super especial para nós ... Legal vc ter se lembrado da foto q vc tirou em Ouro Preto ... estávamos a comer empadinhas ... rs ...
EliminarBeijo grande
Realmente são uma inspiração <3
EliminarE confirmado aqui que o segredo da felicidade não existe. Não existe nenhuma fórmula para relacionamentos duradouros; mas eu li uma coisa aqui fora que me fez pensar: que o segredo das boas relações é uma memória curta. Será?
ResponderEliminarGostei desta conceituação Ana ... "o segredo das boas relações é uma memória curta" ... interessantíssima ... por aqui a refletir sobre isto ...
EliminarBeijão e obrigado pelo carinho ...
Também gostei dessa conclusão. No dia de hoje teve um significado enorme para mim!
EliminarNamorado, óptimo trabalho (a que já nos habituaste, aliás).
ResponderEliminarPaulo, sei que o Brasil é imenso, mas se os astros se alinharem, quem sabe nos encontramos dentro de umas semanas. Adororaria!
Quero foto do momento Goody!
Eliminar;-)
EliminarPenso q os astros estão devidamente alinhados, só mesmo um cataclisma planetário poderá modificar noss o intento ... Rs ... SP nos aguarda ...
EliminarPara exigir fotos, tem q exibir tb ... Rs
EliminarGosto deste blog, do seu nome interessante para mim rs, confesso que às vezes fico a boiar, mas enfim, não deixo de ler por aqui. Amei esta postagem com meu rei, meu amigo Bratz e meu queridíssimo prof. Elian. Acho o Bratz meio complexo, minha relação com ele foi muito devagar, comecei a ve-lo nos blogs que frequentava, logo comecei a ler seus comentários, então quando vi, estava no blog dele...hoje o tenho como um grande amigo descoberto nesta terra louca que é a internet, mas que dá frutos gostosos, maduros, que nos alimentam, estas amizades. Namorado, teu texto é ótimo, tuas investidas no Bratz, geniais, e as respostas dele mais ainda, quase um duelo de titãs rs. Amei este post.
ResponderEliminarps. Carinho respeito e abraço.
Jair gostei de sua analogia ... Rs ... " duelo de Titãs" ... Obrigado pelo carinho.
EliminarMuito obrigado pelas palavras Jair! O Paulo merece tudo!
Eliminar