sexta-feira, 22 de maio de 2026

redes sociais

Nos últimos tempos deixei de estar viciado no X e virei-me para o TikTok. O que posso dizer sobre o assunto? Bom, é a minha convicção mais profunda, de que as pessoas vão fartar-se destas redes sociais mais instantâneas e vão regressar aos blogues. 

Aliás, há uns dias, vi uma publicação de um brasileiro sobre blogues no X onde se abordava esta problemática. As redes sociais como estão, estão cansativas, não permitem criar um pensamento crítico saudável, e acima de tudo, não funcionam para aquilo que foram feitas, ou seja, socializar. Tornaram-se em altares de adoração de figuras públicas, que de públicas só têm a exposição que imprimem a esta realidade, e não existe a capacidade de destaque para aqueles que de facto, são "diferentes". Essa diferença, a que aludo aqui, é apenas a capacidade que cada um de nós tem, de ser especialista no seu domínio. Não sabemos tudo e sobre todos os assuntos, e esta ideia que alguém "dá um jeitinho" em todos os assuntos, por mais diversos que eles sejam, é apenas entretenimento. Do mais básico. 

Obviamente, que esta realidade a que ainda vivemos, também se reflete nos meios de comunicação social. Basta ligar num qualquer canal, e logo verificamos que existem comentadores que falam sobre tudo e sobre nada, do que em teoria dominam, e daquilo que não dominam. Vivemos numa sociedade de impacto. Do choque. Da novidade constante e do frenesim do drama alheio. Por isso vos digo, as pessoas vão se cansar. O mundo vai querer parar para respirar. Para pensar. Para desenvolver uma qualquer crítica, não gratuita, mas fundamentada. E nisso, os blogues ainda conservam a sua essência. 

5 comentários:

  1. Eu nunca estive no Tik Tok nem quero. Já estou demasiado viciado nas redes sociais para adicionar outra. O X é um vício. Eu quero mesmo deixar todas as redes sociais, mas deixar mesmo, e só ficar com o blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas vão-se cansar e vão voltar aos blogues. Ou a redes sociais mais tranquilas. Este frenesim um dia vai acabar.

      Eliminar
    2. Pode ser, sim. Já há quem ande com Nokias 3310 porque não aguenta estar sempre online. O pior do X é ser mesmo muito tóxico, com gente muito má, e depois há os trolls.

      Eliminar
  2. Creio que aos dias de hoje, só me resta mesmo este canto
    Creio que são todos amigos e seguidores mais é só mesmo para a autopublicidade e cusquice mesmo
    Desculpa a minha honestidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente a pessoa queria aprender uma profissão, para ter um emprego e ganhar dinheiro. Por vezes, até seguiam a profissão dos pais. Hoje em dia, querem ser "influencers" e ganhar dinheiro. O problema é que não dá para todos, e depois aparecem os frustrados, cuja ideia de uma ditadura parece uma solução para os seus problemas mais imediatos.

      Eliminar

Este blogue não é uma democracia e eu sou um ditador'zinho... pelo que não garanto que o comentário seja publicado. Mas quem não arrisca...