quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

blogo

Andei hoje, nos confins da blogo. Credo. Está tudo morto. A quantidade de blogues ao abandono é assustadora. Bem sei que hoje tudo se passa nos Instagram's e TikTok's desta vida, porque passou tudo a ser muito mais visual, imediato e descartável, mas ainda assim, continuo a achar poucochinho. Continuo a considerar que todos merecemos mais. Mais conexões. Mas empatia. Mais conversas reais, desprovidas de interesses escondidos, mais séries românticas e menos porno. Contudo, isso não quererá dizer, que não exista espaço nas nossas vidas para coisas mais mundanas, apenas quero demonstrar que essas mesmas coisas não devem ser o farol que nos guia. Pelo menos, eu, penso assim. 

Voltando à blogo. Por curiosidade, regressei ao blogue da Pipoca mais Doce, cuja última publicação data de 2 de maio de 2024, com um singelo "Buh!". Antes disso, a publicação imediatamente anterior que podemos ali encontrar, acontece a 8 de março de 2021. Talvez tenha sido por esta altura, mais ano menos ano, que a blogosfera começou a morrer de vez. 

Quando iniciei este projeto em 2012, e andei a pesquisar blogues para seguir, dentro da temática LGBTI+, verifiquei que não existiam muitos, sendo que outros tantos também tinham sido abandonados até então. Curiosamente, os sobreviventes em 2026, são aqueles que comecei a seguir em 2012. O Mark, o Francisco e o Silvestre. Antes deste três, seguia o Limite do Oceano (noutro blogue) e o we'll always have paris, do Pedro, que entretanto também deixaram de escrever. Eu sei que o tempo não volta atrás, mas o que me apaixonava nos blogues, era a realidade com que se partilhavam momentos pessoais, muitos sem expetativa de reação, mas quando esta acontecia, era gerada uma "conversa", um "debate",  que enriquecia quem participava ativamente ou quem apenas era espetador. Às vezes nem era preciso escrever um tratado, bastava um desabafo, como este que partilho abaixo da Pipoca, atual (apenas sobre a chuva) nos dias de hoje:

Fonte: Blogue Pipoca mais Doce


E vocês? Saudades da antiga blogosfera? Ou nem por isso?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não é uma democracia e eu sou um ditador'zinho... pelo que não garanto que o comentário seja publicado. Mas quem não arrisca...