O novo caso, que anda a inflamar as Redes Sociais, está relacionado com o projeto "Maria Capaz" que publicitou na sua página de Facebook, que pretendia que um designer, criativo, ilustrador (etc) elaborasse um logótipo identificador da marca/projeto, graciosamente. Ou sendo mais rigoroso: em troca da melhor proposta - votada pelos leitores e leitoras - era feita uma entrevista ao vencedor, sendo que este ficaria sempre ligado à marca (um sonho de vida). Muitas críticas irromperam nos diversos fóruns e murais de Facebook, porque muitos consideraram um desrespeito o anúncio - porque ao fim ao cabo, tratava-se de uma tentativa de trabalho gratuito (exploração, vá) para uma plataforma que vive de alguma publicidade. Considerando o estado de (des)emprego atual do país, parece-me uma atitude no mínimo, provocatória.
Também já apelei, por estas bandas, a trabalho gratuito dos bloguers (em textos, em logótipos, imagens diversas, etc) mas o objetivo era comum e sempre em projetos comunitários. Tive algumas iniciativas pessoais aqui no blogue, mas são coisas totalmente distintas. Estar a pedir a alguém, em concurso, para mandarem propostas e depois ainda se darem ao luxo de escolher a melhor, para ser a "cara" de determinada marca... quer dizer... há mínimos não? Paguem a alguém para criar uma imagem corporativa, até porque ninguém come "reconhecimentos".
Tipo, vinha agora aqui, o cromo, fresco, fofo e airoso, pedir umas sessões grátis de Personal Trainer com um instrutor jeitoso, um plano alimentar grátis realizado por um nutricionista, uma equipa de limpeza grátis para arrumar a "barraca", um cozinheiro grátis para fazer o jantar do meu aniversário, um motorista grátis para me levar a passear ao domingo e tudo em troca de uma entrevista fantástica aqui no blogue, na minha rubrica do "sete e ponto final".* Era isso tudo. É que era já a seguir. No mínimo, mandavam-me dar uma volta a Arganil.
*Depois de escrito até me parece uma boa ideia. Se alguém estiver interessado já sabe: mande e-mail!!!!!!!!
Um mundo perfeito, portanto...
ResponderEliminarMas ninguém me leva a sério lololol é o que vale lol
Eliminarentrei uma vez nesse site e nunca mais lá fui. não achei grande piada. aprecio actividades em prol dos direitos das mulheres, mas passa por uma sensibilização em locais próprios, nas escolas, em fábricas... depois de um dia longo de trabalho, vai a mulher sentar-se em frente a um PC? muitas nem sabem bem como tirar proveito dele.
ResponderEliminarMargarida é verdade o que escreves, sendo que eu acho ainda que a plataforma serve para impulsionar as "donas". Esta questão de ter projectos que se dizem "pro bono" mas que se espera tirar dividendos mais tarde, e que toda a gente sabe que assim é, mas que toda a gente finge não saber acaba por ser um atentado à inteligência das pessoas.
EliminarTodas as nossas ideias têm valor, umas resultam em trocos para alguém, outras fazem o ego de qualquer um ficar bem cheio e há aquelas que apenas aparecem sem resultar em nada :-p
ResponderEliminarSim, mas acho mesmo que foi falta de pudor pedirem aquilo e daquela forma, num país que vive o problema de desemprego de quadros superiores como actualmente vive. E ninguém come "borlas" Limite.
EliminarSe essa gente fosse mandar uma trancada, o mundo era muito mais feliz!
ResponderEliminarMais uma vez resolves a "coisa" com trancadas... lolol
EliminarE nao tenho razao, queres ver? LOL
EliminarPrefiro não comentar lol
Eliminar