"Conheci" esta canção num especial da BBC sobre a Eurovisão. Embora velho, em 1985, tinha 5 anos e sabia lá eu, o que era a Eurovisão - sim, já fui, miúdo, jovem, adolescente, trintão, etc. A verdade, é que nos últimos tempos, tenho adorado conduzir ao som desta canção das Bobbysocks, que ficou em primeiro lugar no festival, precisamente em 1985, representando a Noruega. Não sei, transmite-me tanta energia positiva, que apenas consigo sorrir, e fingir que sei norueguês, quando tento cantar a versão original.
Portanto, andei meses a fingir que tinha "estudos", e que falava um norueguês fluente, principalmente nas partes onde era cantado "melodier", "fantasier" e "rock'n'roll". Mas a realidade, é que não sabia nada do que estava escrito na letra, e desconhecia totalmente, a sua mensagem. Portanto, por mim, podiam-me estar a mandar à merda, ou a dizer-me que sou um idiota, que nada disso importava. O que era essencial para mim, era a sensação que a canção me transmitia. Os tais "feelings" que falava Salvador Sobral. E sobre isso, "apenas" ficava feliz.
Ao descobrir a versão desta canção em inglês, e a tradução da sua letra da tal língua que "dominava", fiquei espantado com a correspondência com a fase atual da minha vida. Continuo a acreditar, que não há coincidências, e que "lá em cima", existe algo, alguém, alguma coisa, que nos manda sinais, que nos espicaça, que nos empurra na direção certa, mesmo quando no momento, pensamos que tudo está errado, que mais vale atirar a toalha ao chão ou apenas desistir de viver - e passar a um modo mecânico de rotina quotidiana. Só sei, e apenas sei, que nesta fase dos 44 - quase 45, depois de tudo o que passei desde sempre, já me podia ter tornando numa pessoa má, vingativa, um filho da mãe sem escrúpulos, uma pessoa asquerosa, que apenas quer o mal dos outros, só porque sim. Mas não. Por mistérios da vida, estou a conseguir conservar a decência, a honestidade, a alegria e a capacidade de me preocupar com os outros. Talvez a inocência de criança, ainda arda em mim, com o objetivo de evitar que me torne numa pessoa horrível. Talvez. Nunca o saberemos.
Ainda me recordo desse ano da eurovisão, já sou muito antigo eheheheh
ResponderEliminarAHAHAHA És experiente :P
Eliminar