quarta-feira, 6 de junho de 2018

exigências

Em determinadas fases da nossa vida, caímos no erro de querer agradar aos outros. Ou porque nos dizem que somos demasiado magros, e queremos ficar mais gordos para ter rabo (e encher as calças), ou porque estamos gordos e com um grande rabo, e nos dizem que devíamos estar magros com abdominais definidos. Ou porque nos dizem "gosto deles musculados", mas que depois rematam que "devíamos estar mais pequenos, com o ventre liso". Ou ainda, que "estamos bem assim como estamos", mas passamos a ser comparados com terceiros de forma a que a nossa autoestima baixe para níveis nunca antes alcançados. Temos até casos que A nos diz para vestir vermelho, B azul e C amarelo, e sentimo-nos pressionados para satisfazer as expectativas dos outros, anulando por completo aquilo que verdadeiramente queríamos para nós próprios. 

As exigências externas a que estamos sujeitos, são tão fortes, que se não estivermos bem connosco próprios, cairemos facilmente nessa armadilha psicológica. A verdade é que somos como somos, e quem gosta de nós, deverá gostar porque aquilo que somos e não por aquilo que poderíamos eventualmente ser. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue não é uma democracia e eu sou um ditador'zinho... pelo que não garanto que o comentário seja publicado. Mas quem não arrisca...