Não sou brasileiro, mas tenho um carinho especial pelo Brasil (e acho que a pior coisa que eles fizeram foi terem ficado independentes LOOOOL), sendo que não alimento rivalidades estúpidas entre portugueses e brasileiros, para ver quem é o "melhor". Também sei, que "só sabe o que se passa no Convento, quem está lá dentro", e como tal, é muito fácil opinar para quem vê o problema de fora, sem ter acesso a todos os dados, a todas as variáveis.
Contudo, verifico que destituir um Presidente de uma República só porque não se gosta, ou que alegadamente cometeu um crime - que ainda ninguém percebeu muito bem qual - parece-me de uma democracia amadora. Aliás, é totalmente estranho para a minha singela pessoa, verificar que quem acusa, tem pendente sobre si, imensos processos de corrupção, mas que não se coibiram na Câmara dos Deputados, de apontar o dedo, mesmo tendo imensos telhados de vidro. Aliás, aquele "show" que todo o mundo assistiu, para quem não é brasileiro, acabou por ser um bocado estranho. Sim, acho que o estranho é o adjectivo menos agressivo para categorizar aquela acção. Ou seja, ao invés de se expor argumentos a favor, ou contra, a destituição, falava-se em nome de tudo e mais alguma coisa, e diziam, histericamente, "sim, sim sim ohhhhhh sim!" pelo Sítio do Pica-Pau Amarelo, pela Cátia Cristina, pela gatinha, pela patareca, pela Virgem de Guadalupe, pelo cão, pelo pirilau do marido, pela rosita da esposa, por todos os macacos e mais alguns, e mais um par de botas.
Do pouco que li, vejo ali um perigo iminente para o Brasil. Vejo ali um saudosismo de uma ditadura. Vejo ali um crescente desejo de uma repressão sem limites, onde tudo o que é diferente é para abater. Vejo ali, que os homossexuais podem começar a fazer contas à vida, e vejo que a falsa moralidade está à espreita para se tornar dona do Brasil. Não quero aqui defender a Dilma, até porque não votei nela (sou português) e nem sequer vivo no Brasil para dizer "sim ou sopas", parece-me apenas perigoso é que passados uns meses de umas eleições, se anda a discutir a destituição de um Presidente eleito democraticamente por uma maioria de cidadãos, só porque três pessoas consideram que Dilma terá cometido um crime.
Parece-me que, se por cá temos um Correio da Manhã que julga as pessoas nas suas manchetes - onde pensa que está acima de qualquer tribunal ou julgamento, por lá, têm a vontade de alguns a querer fabricar o pensamento de muitos, sendo que, aconteça o que acontecer, que seja apenas a vontade da maioria do povo brasileiro.
O povo quer ter sempre a última palavra, mas quando o povo em si é ignorante, não se pode esperar que essa palavra faça muito sentido.
ResponderEliminartenho um ou outro contato brasileiro no FB e foi a partir deles que li o grosso do que se passava lá... Acho que nós somos um bocadinho como eles, votamos em quem não devemos e depois queixámo-nos, tirando a parte de que as nossas queixas são silenciosas e eles fazem logo duas ou três manifestações.
Se para você que não é brasileiro o circo de domingo passado pareceu estranho, para mim pareceu bizarro, nojento entre outros adjetivos piores. Essa imagem negativa dos deputados está impregnada na cabeça de muitos brasileiros, talvez seja a única coisa "positiva" que muitos puderam tirar do fatídico dia. O mundo inteiro já enxerga claramente que o processo de destituição é um golpe politico-parlamentar por não haver nenhum crime cometido pela presidente comprovado. Se isto der continuidade os brasileiros precisam estar preparados para as sanções que virão a seguir, a primeira é suspensão do MERCOSUL, depois de outros organismos internacionais dos quais o Brasil faz parte. Fora o descrédito diante das instituições brasileiras perante o mundo.
ResponderEliminarEu nunca me senti tão próximo das sombras da ditadura como agora, tenho a sensação que ela paira no ar, ainda mais quando um deputado nazifascista(viúva da ditadura) já aparece com uma percentagem significativa nas pesquisas de intenção de votos. Um ser que defende abertamente a tortura ocorrida durante os anos de chumbo, a favor da pena de morte entre outras coisas piores para as minorias. Tenho medo do que possa vir a seguir. A única segurança que temos é a constituição, mas pelo que vi no domingo passado ele não tem nenhum valor para os deputados do Brasil. O PT tem uma parcela significativa de culpa por esse aumento do conservadorismo, quando abraçou partidos conservadores em nome da governabilidade. O resultado é o que vemos agora, um congresso majoritariamente composto por homens acima dos 40 anos, cristãos de fachada, machistas e saudosistas da ditadura militar.
Eu, enquanto parte de uma minoria que é perseguida pelos setores conservadores tenho muito medo do Brasil se tornar a próxima Rússia ou coisa pior.
Querido amigo. A questão da destituição da presidente não passa por esta questão simplista. Existe sim crime de responsabilidade, existe uma corrupção encastelada como se nunca viu em todos os âmbitos do governo com a finalidade de encastelar um projeto de poder, existe um estelionato eleitoral, existe uma grave improbidade administrativa aliada a uma total incapacidade administrativa, existe uma deterioração total da relação do executivo com o legislativo, existe uma total falta de respaldo à presidente por parte do próprio partido a que ela pertence e, finalmente existe uma rejeição popular, histórica. à figura da presidente e seu partido, como nunca ouve na história do país. Ressalte-se que todo o processo vem sendo legitimado pelo STF [STF este, composto de 11 magistrados, dos quais 07 foram indicados pelo partido no Governo ha 13 anos]. Tudo isto sem contar a gravíssima crise social, econômica e política que vivemos. Não é uma escolha por tanto meu caro, é a única saída possível e legal.
ResponderEliminarpS: Quem vos fala é um ex PTista militante por mais de 25 anos e que, após o primeiro ano do primeiro mandato do Presidente Lula já percebia o engodo em que caíra e que rompeu então toda a sua ligação com o partido e seus projetos não de governo mas de poder.
O que eu me rio quando oiço falar do Brasil actualmente :)
ResponderEliminarQuando os Brasileiros em Portugal ligam para uma linha de apoio o cliente
- Que merda, que país de M****
O que me rio aos dias de hoje
"quem sai aos seus, não degenera", Namorado.
EliminarEngraçado ver como estão hoje as ex-colónias Portuguêsas e Espanholas, face às ex-colónia Ingleses e Francesas.
x)
EliminarGoody, o Suriname, o Uganda e o Vietname foram territórios dos Países Baixos, do Reino Unido e da França, respectivamente, e são países pobres.
EliminarA situação no Brasil é o que sabemos, mas é um povo de luta, vamos ver no que vai dar, mas que dê coisa boa.
ResponderEliminarEstive na Europa (Portugal fazia parte do roteiro) há um ano atras, e voltei para cá com um misto de alegria e triste. Alegria por ver países de primeiro mundo, e saber que isso é possível. E Triste, por saber que estamos tão longe disto. Como bem falou o Paulo acima a questão é bem mais complexa. O PT se apropriou dos bens públicos, como se privados fossem. Sabemos que a presidente foi eleita democraticamente (apesar de que, muitos alegam que houve fraude eleitoral) mas por outro lado, ela fez uma maquiagem nas contas publicas, para se reeleger. Tem muita coisa em jogo, mas concordo também que é uma vergonha imensa que corruptos julguem corrupção. Quando estive em Lisboa, fiz amizade com uma garota do El corte ingles, e ela me disse, e não sei se é verdade, que há muito problema de corrupção em seu pais também. Infelizmente, creio que seja um problema dos nossos tempos.
ResponderEliminarBacana este post politico de outro país, isto ao me ver demonstra um amplo conhecimento de sua parte...
ResponderEliminarRef ao post, concordo com o Bratz, além disso, estamos vivendo um período em que há 10 MILHÕES de desempregados, por conta da situação atual política em que muitos pais de familias e amigos meus ficaram desempregados.
E aqui no Brasil, um político é pior que outro.
Abraços!
Querido não vá na onda de pessoas , de brasileiros, tentando defender o indefensavel ok, o mundo inteiro sabe e ve estarrecido o absurdo que esta acontencendo no Brasil, sou brasileiro... A maioria das pessoas na verdade se informa apenas atraves da rede Globo de televisao ou repetem os mantras colocados nas bocas deles atraves de redes sociais por outros muito suspeitos inclusive... eu confesso que nao conheci nem metade desses desempregados, na cidade onde estou se eu sair do trabalho hoje a manha ja consigo outro, moro em Blumenau e ao chegar aqui em 2015 no primeiro dia ja havia achado 4 empregos , tanto que pude ate escolher... ora as pessoas que foram protestar contra presidente se calam hoje contra o absurdo de termos politicos MAIS CORRUPTOS AINDA assumindo o poder e dai temos que apelar para a inteligencia mais primitiva e animal que todos nos temos: Onde esta a logica de tirar uma presidente que NAO COMETEU NENHUM CRIME para se colocar bandidos sujos ate o pescoço? So para exemplificar: A corrupção no partido da presidente Dilma custou aos brasileiros uns 27 bilhoes de reais... No entanto o rombo da corrupção apenas no escandalo do banestado ja arrancou do povo brasileiro quase 600 BILHOES DE REAIS e ali estao envolvidos politicos que gritaram loucamente " SIM SIM SIM ". Meu caro, infelizmente o povo brasileiro é sim, muito burro e estupido ainda... Agora existem exatamente 55 PL's que sao projetos de lei que pretendem acabar com direitos lgbts, trabalhistas e outras conquistas sociais... E os burros de plantao que defendem esse circo todo fecham os olhos para o que agora acontecera aqui nesse país... Fique com a logica portanto, pois a logica aqui é muito simples e muito mais esclarecedora do que qualquer argumento apresentado por zumbis programados para darem um tiro na propria cabeça... é isso que os brasileiros sao...
ResponderEliminarTive um cliente que me resumiu a situação do Brasil em três frases "Dilma não roubou, mas deixou roubar. Quem vamos por no seu lugar? O Ladrão..."
ResponderEliminar