Esta "coisa" da blogosfera é genial. Li há uns tempos, no blogue do Gil, que nos primeiros domingos do mês, as entradas para os monumentos tutelados pelo Estado são gratuitas. Se no mês passado fui ao Convento de Mafra, hoje, no primeiro domingo do mês de Março, estive no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa).
Palácio Nacional da Ajuda - 01 de Março 2015
Fonte: Namorado
A última vez que tinha estado no Palácio Nacional da Ajuda foi em 2003, por causa de um trabalho para a faculdade. Na altura, fui com uma colega de curso (que hoje é uma das minhas melhores amigas) e calhámos numa visita com guia, com um grupo enorme de tropas (o sonho de muit@s lololol). A meio do percurso, enquanto a senhora nos explicava que a Rainha (não me lembro qual. Pedro, uma ajuda?) tinha ficado louca (porque o filho tinha morrido) e que regava o tapete do chão porque pensava que eram flores, deu-me um ataque de riso que acordou o Palácio todo. A minha colega resolveu ficar solidária comigo e por mais que a senhora fizesse um olhar reprovador (a ver se tínhamos compaixão pela história), mais vontade tinha de rir. E ria-me eu, e ria-se ela, como se fosse o mundo fosse acabar naquele momento. Como estava na frente, pior. Ainda tentei esconder-me, mas atrás de mim tinha um batalhão de gajos que não me deixavam passar. Toda a gente a olhar para nós e eu não conseguia mesmo parar de rir. Foi de facto, uma grande barraca.
Mas desta vez correu bem. Não havia guias e a visita fez-se ao sabor da nossa vontade. O Palácio é lindíssimo no interior e merece ser visitado. Pena é, que não se tivesse concluído todo o projecto e seria uma das maiores residências reais da Europa, mas... com a falta de dinheiro não houve milagres (este país é sempre a mesma coisa...). No fim da visita (como não poderia deixar de ser) quando estávamos a descer a escadaria para sair do edifício, ao dobrar a esquina, bato de frente com um militar... começo a achar que deve ter algum problema com o pessoal do exército (lolololol).
Acabámos a tarde no Mercado da Ribeira (TimeOut) onde comi um cheesecake com base de chocolate! Nham Nham (gordo, gordo, gordo!).
Fonte: Namorado
E pronto. Já é segunda-feira (não quero, não quero, buáaaaaaaaa)!
Em 2003 tu andavas na faculdade???? Eu andava no 9.º ano! LOL
ResponderEliminarOlha, ide-te queixar para outra paróquia das segundas feiras, tá bem? LOL
Estava a acabar o curso Horatius lolol era finalista lololol Já sou licenciado há 12 anos lolol ou melhor, faz 12 anos este ano. Bem dito assim, faz-me velho efectivamente lololol
EliminarOlha, eu sou licenciado há seis e mestre há dois. Parece que foi ontem...
EliminarÉs uma criança Horatius, não me lixes lol
EliminarD. Maria Pia...
ResponderEliminarAliás, a única rainha a viver no palácio mesmo...
Pedro eu sabia que não me irias deixar ficar mal (lolololol).
EliminarJá não vou lá há muitos anos.
ResponderEliminarSe portugal tivesse um rei, este viveria ali
boa semana
Num palácio que parece que sofreu um bombardeamento Francisco?
EliminarBoa semana!
Então! Num país que vota em gajos que gastam 12 mil euros numa casa de banho
Eliminarque estás à espera?
ahahahahahhahahahahahahahhahahahaha
LOL Eu gostava era de ver o Palácio todo construído ;D
EliminarComo é que tu não conheces D. Maria I? :)
ResponderEliminarBom, a Rainha não enlouqueceu apenas pela morte do seu primogénito, D. José, vítima de varíola, mas também pelo Processo dos Távoras, décadas antes, que muito a perturbou, pela Revolução Francesa e por tudo o que acarretou, pela morte do esposo e amado, o seu tio e marido D. Pedro III, além do factor hereditário devido à consanguinidade.
Hmpf, podias ter-me incluído na "ajuda"... Bolas, é a minha monarca favorita!!!
Eu conheço, não me lembrei foi da senhora lol mas também não é grave que ela também não se lembrou de mim lololol
EliminarMark não sabia mas já registei. Futuramente irei lembrar-me de ti lol